Gigante da internet investe em energia renovável, usa cabras no lugar de cortador de grama, libera bermuda para quem trabalha nos servidores e ainda cultiva abelhas/São Paulo - Ao acessar diariamente sua conta no Gmail, uma pessoa emite, em média, 1,2 kg de CO2 por ano. Imagine, agora, o impacto ambiental gerado pelas atividades da maior empresa mundial da internet. Preocupado com o seu “karma” ecológico, o Google está em empenhado em desenvolver o seu lado verde. Prova disso, são as ações ambientais que vem empreendendo nos últimos anos – uma mais curiosa que a outra. Confira.
1 - Pegada de carbono
Em setembro de 2010, o Google revelou pela primeira vez sua parcela de impacto ambiental no planeta. Entenda-se por isso as emissões de carbono advindas das operações da empresa e do consumo de energia ao longo de um ano, ou seja, a sua pegada de carbono. Segundo o relatório de sustentabilidade da empresa, o Google emite, anualmente, 1,5 milhão de toneladas de CO2, algo equivalente às emissões de um pequeno país como Laos, no sudeste asiático, ou sete vezes menos o que emite uma cidade como São Paulo.
2 - Data centers eficientes
Os servidores estão no coração de quase tudo que o Google faz. Por isso, executá-los com eficiência é uma das maiores oportunidades para reduzir o impacto ambiental. E a empresa faz por onde: seus centros de dados consomem 50% menos energia que a média da indústria. Para se ter uma ideia, o total de eletricidade usada pelos sistemas da companhia em 2010 representou apenas 1% dos 198,8 bilhões de kWh usados por todos os centros de dados do mundo no mesmo ano.
Divulgação/Google
3 - Bermuda liberada
Mas só para quem trabalha nos centros de processamento de dados, que, diz o Google, se assemelham a uma selva, devido ao ar quente. O uso de ar-condicionado nessas instalações é mínimo, o que garante um consumo econômico de energia.
4 - Investimento em energia limpa
Acreditando no potencial das tecnologias verdes, o Google já investiu mais de 780 milhões de dólares no setor de energia limpa, ajudando a tirar do papel projetos inovadores, ou mesmo dando o empurrãozinho que faltava. Em setembro passado, a empresa anunciou financiamento de 75 milhõies de dólares para instalação de paineis fotovoltaicos em centenas de residências americanas.
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