ENCANTOS

A VIDA É DEMASIADO CURTA
PARA NOS PERMITIR INTERESSAR-NOS POR TODAS AS COISAS, MAS É BOM QUE NOS INTERESSEMOS POR
TANTAS QUANTAS FOREM NECESSÁRIAS PARA PREENCHER OS NOSSOS DIAS {BERTRAND RUSSEL]

Seguidores

MY PLANET

PARA ANDAR NAS NUVENS

quarta-feira, janeiro 11

São Lourenço


São Lourenço
Cidade turística do Circuito das Águas, conhecida por seu clima ameno, por sua beleza pitoresca e incomum, por seu Parque das Águas com suas águas minerais de valor medicinal, e que hoje tem no Trem das Águas mais um grande atrativo turístico.



Além de suas belezas e riquezas naturais, São Lourenço destaca-se pela natureza de seu povo, que tem na arte de acolher e hospedar seu maior compromisso.
Localizada em posição privilegiada no sopé da Serra da Mantiqueira, no sul de Minas Gerais, situa-se de forma eqüidistante entre os grandes centros do Brasil: Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte.
Parque das Águas/
É o cartão postal da cidade e sua principal atração turística. É um dos mais belos Parques da América Latina. Situado no centro de São Lourenço, possui enorme área verde e está dividido em Parque I e Parque II
.
Parque I
Nele está a belíssima vegetação nativa que compreende de centenas de espécies vegetais, inclusive orquídeas raras e um Pau-Brasil (Pao Brazil), plantado pela Sua Excelência Senhor Dr. Getúlio Vargas, Chefe do Governo Provisório, em 15 de março de 1931. Sua fauna também é variada, podendo ser observados macacos e micos, uma infinidade de pássaros além dos tradicionais gansos, patos e marrecos.
O Parque I oferece uma bela paisagem com muito verde, alamedas aprazíveis, jardins floridos, gramados, bosques. Cenário que se presta a caminhadas tranqüilas, leitura de um bom livro ou apenas o prazer de respirar um ar puro, apreciando a paisagem.
Percorrendo suas alamedas encontramos as diversas fontes de águas mineral, o balneário, várias lojas, restaurante, lanchonete, o lago com seus 90.000 m². No embarcadouro temos caiaques, pedalinhos, barcos à remo que proporcionam, além de um bom exercício, uma ótima diversão.
O Balneário, Centro Hidroterápico às margens do lago dispõe de duchas, saunas seca e à vapor, massagens, banhos de espuma, banhos de sais e tratamentos estéticos. É uma bela construção que marca o Parque das Águas.
As diversas lojas que se encontram dentro do Parque, oferecem uma grande variedade de produtos. Encontramos mel, própolis, lembranças, malhas, livros, artigos para presentes etc. Na galeria pode-se admirar, ou mesmo adquirir, obras pictóricas de artistas da cidade. Existe ali uma pequena invenção que torna qualquer um em excelente artista e vale a pena experimentar. Brincadeira que já dura mais de 30 anos.
O Parque I agradará os adeptos da Bocha, que estarão servidos com várias canchas cobertas. Ao lado do Rinque de Patinação, com som ambiente e, também, totalmente coberto . Os barcos controlados por rádio também proporcionam uma boa diversão.
Parque II

O Parque II foi anexado ao primeiro há pouco tempo e sua vegetação encontra-se ainda em fase de desenvolvimento. O acesso é através de um túnel que liga a ambos passando por debaixo da rua Saturnino da Veiga. Esse parque é excelente para a prática de esportes, com quadras de peteca, voley, futebol society , futebol de salão, pista de bicicross , incluindo o aluguel das bicicletas. Conta ainda com área para banhos de sol e principalmente com a ducha de água mineral. Dispõe também de lanchonete e lago para pesca.
Sua topografia foi planejada para servir de teatro ao ar livre e também para eventos como o Encontro de Carros Antigos.
A sétima fonte, a José Carlos de Andrade (garbo-gasosa), também se encontra aqui.

Trem das Águas:
Uma empolgante aventura a bordo de uma composição puxada por uma locomotiva a vapor.
O Trem das Águas percorre o trecho compreendido entre os Km 80 (Estação de São Lourenço) e o Km 90 (Estação de Soledade de Minas), da antiga The Minas And Rio Railway.
Objetiva resgatar a memória da legendária ferrovia que ligava o eixo São Paulo/Rio de Janeiro a cidade de Três Corações, passando pelo Circuito das Águas.
Tracionada por uma autêntica Locomotiva a Vapor, a nostálgica viagem traz de volta o romantismo dos antigos passeios de trem de passageiros, com toda sua poesia, relembrando os velhos tempos em que o progresso chegava pelos trilhos.
A composição traz vários vagões em madeira, totalmente restaurados, com vidros decorados (requinte da ABPF), piso e lustres brilhantes. Com 80 lugares em cada vagão, o Trem das Águas parte da Estação de São Lourenço em direção a Soledade com, em média, 400 passageiros.
O passeio também traz um show de violeiros que, de vagão em vagão, anima os passageiros com as mais belas canções do folclore mineiro.


Em Soledade de Minas encontra-se o Museu Ferroviário. Peças que contam a história de ferrovia e de seus funcionários, que durante anos, mantiveram em funcionamento o sonho de chegar ao Sul de Minas em cima dos trilhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

algumas pessoas não tendo pratica deixam de ler certos textos,por não saberem usar.
TODA VEZ QUE TIVER UM TEXTO OU IMAGEM CLICK 2 VEZES SOBRE ELAS