ENCANTOS

A VIDA É DEMASIADO CURTA
PARA NOS PERMITIR INTERESSAR-NOS POR TODAS AS COISAS, MAS É BOM QUE NOS INTERESSEMOS POR
TANTAS QUANTAS FOREM NECESSÁRIAS PARA PREENCHER OS NOSSOS DIAS {BERTRAND RUSSEL]

Seguidores

MY PLANET

PARA ANDAR NAS NUVENS

sábado, março 10

O pirarucu, um gigante da Amazônia



Enviado por prokopton em Tue, 2010/04/06 00:56.
O pirarucu, um peixe gigante Amazon rio que pode crescer mais e mais pesado do que um ser humano adulto, está em risco de extinção, segundo um novo estudo. Sobrepesca e os erros na classificação Acredita-se que não deixaram o peixe maior do mundo de água doce em escala criticamente em perigo.

Um relatório publicado no Journal of Applied Ichthyology, um ramo da zoologia dedicado ao peixe, disse que havia quatro sub-espécies de pirarucu - não apenas uma, como se pensava anteriormente - e que estavam sob forte pressão dos pescadores. Arapaima amadurecer relativamente tarde e precisa de habitats específicos para viver e se reproduzir. Tamanho do peixe - pode crescer para mais de 2m e pesar mais de 200 kg - e precisam vir à superfície para respirar deixaram vulnerável a arpões e redes de emalhar, disseram os autores, Leandro Castello do Centro de Pesquisa Woods Hole em Falmouth, Massachusetts, e Donald Stewart, da Universidade Estadual de Nova York. "Eles têm a maldição de ser saborosa e de ter que respirar o ar", Castello disse à BBC. Muito do que se sabe sobre o pirarucu, também conhecido como pirarucu ou paiche, é baseado em uma revisão taxonômica realizados mais de 160 anos atrás.

Os pesquisadores analisaram quase todos os espécimes de museu conservados de pirarucu suposto e encontrou apenas um exemplar de Arapaima gigas. Os outros são suspeitos de serem espécies estreitamente relacionadas. "Nossas novas análises indicam que há pelo menos quatro espécies de pirarucu", disse Castello. "Então, até pesquisas de campo adicionais de áreas apropriadas forem concluídas, não saberemos se Arapaima gigas é extinta ou ainda nadando."

Pescadores ignoram os regulamentos destinados a gerir os recursos, disse ele, e há uma falta de dados sobre os números da população. "A situação atual pode ser aquele em que uma espécie de pirarucu está se recuperando em determinadas áreas, enquanto as espécies não reconhecidas estão em extinção."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

algumas pessoas não tendo pratica deixam de ler certos textos,por não saberem usar.
TODA VEZ QUE TIVER UM TEXTO OU IMAGEM CLICK 2 VEZES SOBRE ELAS